poesia

poesia

11 de fevereiro de 2012

O fado e o mineiro!











Mineiro!

Ser mineiro é o teu fado,
teu destino e a tua sina,
como um qual moiro encantado,
preso aos encantos da mina.

Ser mineiro é expoente,
e a mais bela toupeira,
o emblema mais lucente,
de toda a terra mineira.

Ser mineiro é ser alguém,
que com a terra se funde,
se molda em seara também,
para que o seu pão abunde.

Porque de um mineiro filho,
também vivo esse teu fado,
fado e também cadilho,
que a ti me prende abraçado.

Meu amigo, irmão mineiro,
porque vivo esse teu fado,
me orgulho ser o primeiro,
por fado ter-te exaltado.

Autor da foto: Adelaide Vilela

3 comentários:

  1. Bonito poema em honra dos mineiros. Tenho grande admiração e respeito pelos mineiros. O meu pai também foi mineiro.
    Jacinta

    ResponderEliminar
  2. Tentar de novo e que aqui fique para a prosteridade a minha nota de roda pé:
    O que lhe quero dizer caro Zé Loureiro é que esta poesia vale ser cantada por um grande Fadista. Emociono-me ao lê-la. Esta letra rende homenagem a todos aqueles que cavam o pão debaixo da terra, é de facto um canto de encanto para todos os mineiros. Venham mais poesias. Tenha saúde
    para mais peças maravilhosas como estas.

    Adelaide Ramos Vilela

    ResponderEliminar
  3. Ser mineiro é o teu fado,
    Lindos versos dedicados a quem como toupeiras trabalha nas profundezas da terra para alimentar sua família. Tenho por eles o maior dos respeitos, assim como pelo poeta que os canta em tão bela poesia!!!

    ResponderEliminar